Blog

Orientações, notícias e curiosidades sobre odontologia.

Conheça um pouco da cronologia da erupção dental

É muito importante que os pais conheçam a cronologia da erupção dos dentes das crianças, a fim de melhor avaliarem o desenvolvimento de sua dentição.

A estatura e o nascimento dos dentes das crianças são facilmente observáveis e espelham seu desenvolvimento.

No entanto, as idades em que irrompem os dentes, tanto os decíduos (de leite) quanto os permanentes, varia muito.

Todos sabemos que a idade de vida (idade cronológica) não necessariamente coincide com a idade de maturação do desenvolvimento (idade biológica).

Havendo diferença, entre a idade cronológica e a biológica, de mais de 6 meses, é recomendável consultar um especialista.

Mais importante do que a idade é a cronologia da erupção, além disso, é importante verificar sempre quando um dente erupciona, se o seu correspondente do outro lado da arcada também está erupcionando.

Os dentes decíduos são normalmente mais claros que os permanentes (daí vem o termo dente de leite). Eles são no total em 10 dentes superiores e 10 inferiores. Os dentes permanentes por sua vez são no total 16 superiores e 16 inferiores.

Quando os dentes estão erupcionando, a gengiva que está se rompendo fica dolorida, o que pode deixar a criança irritada, querendo morder algo e muitas vezes com febre.

É muito importante ficar atento na fase da dentição mista, já que estarão presentes na arcada tantos dentes dicíduos quanto permanentes. Essa fase se inicia por volta dos 6 anos de idade. O primeiro dente permanente que erupciona é o primeiro molar inferior, irrompendo logo atrás do segundo molar inferior, e passando muitas vezes despercebido pelos pais como um dente permanente já que ele não substitui nenhum dente decíduo.

É muito importante o acompanhamento e orientação de um profissional para os cuidados adequados com a saúde bucal de seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>