Blog

Orientações, notícias e curiosidades sobre odontologia.

O que são dentes do siso?

Os terceiros molares, mais conhecido como sisos, ou ainda como dente queiro ou dente do juízo, são os últimos dentes a se desenvolver no ser humano. Em sua maior parte cada pessoa tem quatro sisos, (os últimos molares de cada lado da maxila e da mandíbula). Normalmente desenvolvem-se entre os 16 aos 20 anos.

Devido ao menor desenvolvimento dos maxilares como consequência de uma dieta contemporânea cada vez mais pastosa, e a estes serem os últimos dentes a erupcionar, os terceiros molares acabam não encontrando espaço na arcada dentária para crescerem normalmente, ocasionando um apinhamento dos demais dentes, sendo então, muitas vezes, recomendado a sua extração.

Eles podem também ficar inclusos (presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso). Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.

Os dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas dentais.

Como os dentes removidos antes dos 20 anos de idade têm raízes em menor estágio de desenvolvimento e causam menos complicações, recomenda-se que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados para verificar se precisam ser removidos.

Como são extraídos os dentes do siso?

A extração se faz de forma rotineira e normalmente é realizada em consultório com anestesia local, mas em alguns casos pode ser indicado anestesia geral.

Recomenda-se que seja feita uma radiografia panorâmica para um planejamento cirúrgico mais preciso.

O pós operatório, se respeitadas as orientações corretamente, dificilmente gera algum tipo de transtorno ou complicação.

dente-siso-ilustracao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>