Blog

Orientações, notícias e curiosidades sobre odontologia.

Amamentação e contaminação precoce em bebês

Quando o bebê nasce, ele ainda tem muito o que desenvolver e crescer, principalmente o esqueleto facial, que é muito deficiente em relação ao crânio. Todo estimulo para este crescimento se dá por meio da amamentação, um exercício que requer uso da mesma musculatura que estará envolvida na trituração dos alimentos por toda a vida. Se não houver a amamentação, não ocorrerá o desenvolvimento adequado da boca e suas funções ( fonação e mastigação) e do equilíbrio postural.

Ao mamar, o bebê causa um vedamento labial junto à mama, permitindo que sua respiração seja exclusivamente nasal. A mãe deve cuidar para que a mama não obstrua a cavidade nasal, a fim de não interromper a mamada.

O que pode levar a essa obstrução é o fato de as mamas estarem muito cheias de leite.

Com o tempo, a mãe e o bebê equilibram as quantidades de leite produzidas e consumidas.

Nos primeiros dias a mãe pode ter pouca produção de leite, mas o aumento da produção vai se dar com o estímulo da mama, portanto, nada melhor do que dar o peito ao bebê.

A amamentação proporciona exercícios essenciais para o perfeito desenvolvimento das arcadas dentárias, e posteriormente um encaixe adequado dos dentes. Também é responsável pela tonicidade muscular correta da língua, pelos músculos dos lábios, das bochechas e músculos da mastigação, permitindo a realização completa das funções da boca durante a vida.

As crianças que mamam têm menor risco de ser respiradores bucais e desenvolver doenças alérgicas como asma, bronquite, sinusite, rinite, etc. Têm risco três a quatro vezes menor de desenvolver otite média.

Dentes bem posicionados permitem uma melhor higiene e eliminação de placa bascteriana

Entre os respiradores bucais, a grande maioria não foi amamentada sequer por três meses, mas usaram e abusaram de mamadeiras e chupetas. Eles possuem a boca sempre seca, impedindo que a saliva realize sua função de limpar os dentes e gengiva; também apresentam muitos problemas como amigdalites e adenoides hipertróficas devido a este ressecamento, tendo ainda dificuldade pra escovar os dentes por causa da respiração.

Fonte: Aleitamento materno- um banho de vitalidade; Dr Alexandre Rabboni

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>