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Use o sorriso como vantagem competitiva

O sorriso pode ser a sua melhor arma para ganhar clientes e construir uma cultura inovadora na sua empresa

Nos negócios, um sorriso pode desarmar uma situação bem difícil. Se você está negociando com um investidor sério, ou está em um impasse com um cliente, um sorriso vai mostrar que você está disposto a ouvir e está pronto para ajudar.

O sorriso é contagioso e, um simples sorriso pode iluminar o dia de muitas pessoas. Alguns líderes empresariais levam seu trabalho muito a sério e pensam que precisam ser severos e carrancudos para que as coisas aconteçam.

Essa atitude pode criar uma cultura do medo que acaba sendo disseminada por toda a empresa, fazendo do chefe e todos os gerentes e executivos, pessoas assustadoras e intimidadoras.

Neste ambiente, as pessoas vão viver com medo de falhar – ao invés de tentar coisas novas – e vão continuar fazendo a mesma coisa de sempre, sem arriscar.

Se você sorrir, você vai incentivar um clima mais aberto, comunicativo e inovador em sua empresa.

Quando um empreendedor cria uma cultura aberta dentro de uma empresa, ele pode fazer uma grande diferença para clientes e funcionários através do entusiasmo.

Essa percepção é verdadeira principalmente em ambientes duros onde pessoas de cara fechada são muito comuns.

Na Rússia, por exemplo, a atmosfera é austera e dominante nos locais de trabalho. No entanto os tempos estão mudando.

Se essa tendência pega, poderemos presenciar muitas ideias de negócios inovadores e revolucionários vindo das mais diversas partes do mundo.

Quando você entra em uma loja, se uma vendedora sorri e pergunta como você está, você está muito mais suscetível a passar mais tempo nessa loja, fazer perguntas e realizar compras.

Na Virgin, Branson ensina a seus funcionários que um sorriso faz diferença. Quando um cliente chega a uma aeronave da Virgin, o sorriso da tripulação vai garantir com que os passageiros sintam-se bem e que demonstrar que os funcionários se importam com o conforto e com a satisfação do passageiro.

Quando a Virgin Trains perdeu a sua franquia, mais de 170 mil pessoas assinaram uma petição online ao governo britânico pedindo para que os trens continuassem em funcionamento. Foram milhares de e-mails e tweets de clientes querendo apoiar a empresa.

Essa mesma atitude ajudou a Virgin Records a conseguir assinar com os Rolling Stones na década de 60.

Um dia, quando foram jantar em Londres para comemorar a assinatura do contrato de gravação, Branson e Mick Jagger continuavam sorrindo, um para o outro. Segundo Branson essa é uma das razões pelas quais, 5 décadas depois, os dois ainda continuam trabalhando juntos.

Se comunicar com outras pessoas pode ser algo desafiador, mas felizmente a linguagem do sorriso é única. Dois diplomatas brilhantes, o arcebispo Desmond Tutu e José Maria Figueres, ex-presidente da Costa Rica são ótimos exemplos do poder do sorriso. Eles estão sempre sorrindo, e sempre são portadores das mudanças.

Se você estiver procurando um investimento para o seu negócio, mas não tem muito dinheiro para gastar, comece por olhar a si mesmo no espelho. Um sorriso não custa nada e os retornos são imediatos.

Este artigo foi adaptado do original, “Richard Branson on Smiling as a Competitive Advantage”, do Entrepreneur.

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